sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Get Born (JET)

O álbum Get Born, dos australianos da JET, é o tema de hoje do blog.


Formada em Melbourne-AUS, em 2001, pelos irmãos Nic (vocal e guitarra base) e Chris Cester (bateria), além de Cameron Muncey (guitarra) e Marc Wilson, a banda JET já tem três álbuns em sua bagagem: Get Born (2003), Shine On (2006) e Shaka Rock (2009). O ótimo álbum de estreia, Get Born, lançado em 2003, teve uma aceitação enorme, especialmente nos Estados Unidos, onde o single “Are You Gonna Be My Girl” atingiu o terceiro lugar nas paradas de sucesso.


Os riffs de guitarra ‘sujos’ e o vocal rasgado de Nic são duas das características marcantes da banda, que tem na tracklist do primeiro cd músicas como "Cold Hard Bitch", "She’s a Genious", "Rollover DJ" e "Take it Or Leave it", que demonstram toda sua energia. Mescladas a isso, incluem-se baladas 'grudentas' como "Look What You’ve Done", o maior hit da banda, e as belas "Move On" e "Timothy".

Se há algum pecado no disco, pode-se citar a repetição de fórmulas, como pode se perceber em "Radio Song", que apesar de ser uma bela música e mais bem trabalhada, tem o seu início parecido com "Look What You’ve Done", com o teclado marcado em dó maior e o mesmo timbre. Já um aspecto positivo da banda, não apenas na turnê do Get Born, são as performances ao vivo, que mantem um alto nível de qualidade. Com destaque para o vocal de Nic, sempre muito fiel ao que apresenta nos CDs da banda.

Curiosidades:


A frase “You made a fool of everyone” e a referência do teclado de Look What You’ve Done foram retiradas da música “Sexie Sadie”, do “White Album”, dos Beatles. A referência dos teclados tem uma explicação plausível: quem gravou a faixa foi o maestro Billy Preston, tecladista da banda de Liverpool no fim da década de 60.

Em uma de suas sempre 'lúcidas' declarações, Liam Gallagher, vocalista do Oasis, disse que a JET era a única banda de rock da atualidade que não envergonhava o próprio Oasis. Coincidência ou não, foram chamados para abrir os shows dos irmãos Gallagher pela Europa. Ainda foram 'opening act' para os Rolling Stones, durante a turnê australiana de Jagger e cia, em 2003.

"Are You Gonna Be My Girl" foi usada em uma das propagandas de maior sucesso da empresa Apple para o iMac e o iPod. Além disso, também aparece nos games Madden 2004 e Guitar Hero.

Em "Move On", os vocais são dividos pelos irmãos Cester, sendo que o vocal principal é de Chris, o baterista.

Tracklist:
1."Last Chance" (1:52)
2."Are You Gonna Be My Girl" (3:34)
3."Rollover DJ" (3:17)
4."Look What You've Done" (3:50)
5."Get What You Need" (4:08)
6."Move On" (4:21)
7."Radio Song" (4:32)
8."Get Me Outta Here" (2:56)
9."Cold Hard Bitch" (4:03)
10."Come Around Again" (4:30)
11."Take It Or Leave It" (2:23)
12."Lazy Gun" (4:42)
13."Timothy" (4:32)
14."Sgt. Major" (4:04) - Faixa Bônus


Look What You've Done


Are You Gonna Be My Girl?



Move On (ao vivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário