terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Até quando?

O Facebook divulgou na noite de hoje os lugares, assuntos e músicas mais comentados do ano do site de relacionamentos no Brasil.

No campo musical, as dez músicas mais comentadas são de artistas ligados às grandes gravadoras da indústria musical. Adele, uma das campeãs de venda do ano, esteve no ranking em cinco das dez primeiras posições, incluindo a primeira. O único músico nacional presente na lista é Luan Santana, um dos principais nomes da Universal Music no Brasil.

Não venho aqui para criticar os blockbusters e nem a indústria, muito menos fazer um discurso nacinalista. Até para não soar clichê. Jabás a parte, também entendo que a indústria faz a sua parte no processo e ainda oferece alguma coisa que preste.

Mas é triste vermos que, além de estarmos até hoje amarrados à cultura que nos empurram goela abaixo, o número de (bons) artistas oferecidos pelas big four vem caindo vertiginosamente. Uma massificação exacerbada de uma quantidade cada vez menor de músicos.

A princípio, a crise estaria passando longe das grandes gravadoras. Mas com essa restrição de sua cartela de músicos aumentando a cada ano. Até quando eles aguentarão? Como já diriam: uma hora a fonte seca. E aí?

Além de Adele e Luan Santana, estão no ranking das 10 músicas mais comentadas no Facebook a cantora Rihanna, a banda Coldplay, LMFAO e o dj David Guetta.

Confira:


Nenhum comentário:

Postar um comentário