domingo, 9 de dezembro de 2012

Metal Ballads

Quem disse que bandas de metal não sabem fazer baladas?

Algumas não deixam nada a desejar para os hard rockers dos anos 80, que usavam e abusavam de músicas 'mela-cueca' para atrair o público feminino para seus shows. Quantas menininhas Dave Coverdale, Steven Tyler, Paul Stanley e Jon Bon Jovi não pegaram tocando suas love songs clássicas?

Normalmente, as bandas de metal sofrem com uma certa resistência de seus fãs quanto a essas baladas, mas elas acabam trazendo um público diferente a curtir o som. Um público menos acostumado com a 'pauleira' de suas canções. No Brasil, o maior ícone do Metal Melódico nacional, Angra, gravou Bleeding Heart. Uma música que não soaria estranha na voz de Sebastian Bach, nos áureos tempos de Skid Row.




Outra banda que, vira e mexe, produz baladas de muita qualidade é a Dream Theater. No cd mais recente dos norte-americanos, A Dramatic Turn of Events, a bela Beneath the Surface é um dos grandes destaques.


Em outra das maiores bandas de metal do planeta, Helloween, um álbum mais "leve", o Chamaleon, provocou a saída do lendário vocalista Michael Kiske, que nesse trabalho levou o grupo alemão para um lado mais hard rock do que o metal melódico. Os fãs não aprovaram a mudança e uma das músicas mais criticadas foi a bela Windmill, sexta faixa do álbum.

Outras baladas indicadas pelo blog são Second Love e Ashes, do Pain of Salvation - que em sua versão original não é propriamente uma balada, mas no acústico "12:5" ganhou um novo arranjo. Além delas, Always Will Be, do Hammerfall.




Nenhum comentário:

Postar um comentário